quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O isto e aquilo das coisas - Amarelo. Com ou sem riscas?

Boas!


Ao longo destes dias tenho andado a pensar o que vir explorar aqui e, entre ideias de "laranjas e bananas", "caganitas de nesquik", "ventosidades" e essas coisas, hoje olhei para a minha secretária e disse: serás o meu alvo! muahahaha



Vamos jogar à adivinhas!


Qual e coisa qual é ela que é um produto de longa durabilidade, que exige poucos cuidados, não é afectado por variações climáticas e escreve até debaixo de água ou no espaço? Que objecto é este que se pode gabar de tamanha versatilidade?


É isso mesmo!! fácil hã?!











O que é um lápis?


O lápis é então nada mais nada menos do que uma mistura de grafite e argila. Então mas não é só grafite?- perguntam vocês.


Efectivamente poderia ser só grafite, mas com a adição de argila foi possível criar lápis com diferentes graus de dureza, hoje bastante utilizados para fazer toda uma panóplia de rabiscos muito específicos em desenhos também muito específicos de qualquer coisa por si só já bastante e até quem sabe, muito específica.




Como começou toda esta história afinal?



  • Descobriram-se minas de grafite (ao início até pensavam que era chumbo) em Inglaterra no ano de 1564;


  • Surge pela primeira vez na Alemanha  em 1644;





  • Em 1761 em Nuremberg, Kaspar Faber inicia sua própria fábrica de produção de lápis na Alemanha;





  • Em 1856 Lothar von Faber adquire uma mina de grafite na Sibéria que produzia grafite de alto gabarito! O "ouro negro", era tão importante que as escravas das renas do pai natal viam-se negras pois elas é que tinham de carregar com aquilo tudo às costas até à cidade portuária mais próxima;





  • Lothar von Faber foi o primeiro fabricante a gravar o seu nome nos lápis tal como ainda hoje os conhecemos;



  • Os outros fabricantes decidiram ir logo imitar o senhor e hoje todas as marcas decentes de lápis têm aquela gravaçãozinha toda coisa na madeira.(tópico de extrema relevância atreveria-me a referir, até)






  • Lá por volta de 1800 decidiram então envolver a mina de grafite em madeira, et voilá, habemus os primeiros lápis asério.






E agora pergunto eu: porque raio pintavam eles os lápis de amarelo?


Pois bem, tão simples como o facto de poderem ser encontrados mais facilmente sobre a mesa, escrivaninha, secretária, whaterver!


Como tudo vai evoluindo, hoje encontramos toda uma série de mariquices tipo porta-minas, lapiseiras e essas coisas que tais.






Ps: dêem uma espreitadela a esculturas feitas com lápis por Jennifer Maestre






Fiquem bem =D
                                                                                                                                                                                    Marta Batista

1 comentário:

Pesquisar neste blogue